domingo, 12 de março de 2017

Saudações entre Motociclistas

Não importa o estilo da motocicleta, se o motociclista é “coletado” ou não, acenar e se cumprimentar nas estradas é pratica de no mínimo 98% dos motociclistas que percorrem as estradas dos Estados Unidos. Talvez por ser o berço do motociclismo de viagem do mundo, nos EUA é assim que funciona. Interessante que um estrangeiro ao rodar nas estradas americanas, mesmo que não tenha esse saudável hábito, acaba o fazendo. É impossível não retribuir os acenos, um simples gesto que enche de orgulho quem o faz.


Motociclistas se cumprimentarem com acenos nas estradas demonstra a verdadeira irmandade motociclística, civilidade, educação, respeito, a união, o companheirismo, tudo.
No Brasil, infelizmente, é comum motociclistas que pilotam motos de determinadas marcas e cilindradas, só cumprimentarem nas estradas, outros com motos semelhantes. Talvez, devido ao Brasil ser um país com uma grande desigualdade social, essa prática sirva para “separar” as classes. Lamentável.

Ser um verdadeiro motociclista nada tem a ver com poderio econômico, raça, credo, marca, valor e cilindrada da moto ou roupa que se veste. Triste ver que muitos proprietários de motocicletas ainda não sabem o que é ser motociclista.

Mas o gesto mais usado para o cumprimento é sem dúvida o cumprimento em “V”, faz-se levantando a mão para cima com os dedos recolhidos e apenas os indicador e dedo médio esticados formando um V. Este gesto começou com o piloto Barry Sheene que costumava fazer este sinal quando conseguia uma vitória. Ficou tão popular no mundo dos motociclistas que hoje em dia é uma prática comum entre os amantes das duas rodas, mesmo que não se conheçam de lado nenhum.





Existem contudo outros gestos que também traduzem a mesma saudação, como o esticando a perna do lado em que se cruzam. Também se usa a "very british" vénia com a cabeça ou simplesmente o levantar a mão. O que importa é que cada motociclista sinta presente o espírito de saudar e ajudar cada companheiro de estrada. Quanto à ausência de resposta pensem também que aquele que se cruza pode ir concentrado na condução ou simplesmente não se aperceber da vossa saudação. Há que dar o benefício da dúvida.



Outros sinais comuns são:


Em termos de segurança por exemplo, sempre que tiverem a mota na berma, e em apuros, deve colocar-se o capacete no chão (ao lado do descanso).

Abrandar/parar: Braço estendido com a palma aberta movendo para cima e para baixo e/ou acender a luz de travagem ate ter abrandado ou parado

Paragem para tampa do tanque: Apontar repetidamente para a tampa do deposito

Voltar atrás/inversão de marcha: Braço estendido apontar dedo para trás com movimento espiral

Objecto estranho na estrada
Pôr-se de pé na mota, acender repetidamente a luz de travagem e abrandar, então mudar trajetória volta para junto do objecto e estender o pé respectivo para apontar o objecto.

Problema com a tua mota
Braço erguido, mão levantada e apontar para o motor/parte da moto com problemas (localização do problema tal como bagagem, pneu, etc.) é mesmo procedimento de aviso a outro motociclista no angulo de visão.

Problema médico
Braço erguido, mão levantada e apontar para o peito (ou localização do problema tal como braço etc.)

Queda
Caso seja possível, usar os braços ou as pernas e cabeça em sinal de "não" de modo incontrolável até parar.

VALE LEMBRAR TAMBÉM OS SINAIS DE CONDUÇÃO


0 comentários:

Postar um comentário

Bela Cruz M.C.

Bela Cruz M.C.
Motos, amigos e rock in roll

MIB

MIB
Motorcycle Blogger International

Zoeira? Tô fora!

Zoeira? Tô fora!
Moto. É preciso ter respeito.

AME-BR

AME-BR

R.A.G.M.I. - Ceará

R.A.G.M.I. - Ceará

Seja um Motociclista Consciente

Seja um Motociclista Consciente